Como funciona o “novo” versionamento do Laravel?

Tiago Rodrigues
3 min readApr 20, 2020

Apesar da versão 6 do Laravel ter sido lançada em Setembro de 2019, ainda existe alguma confusão na comunidade sobre o novo padrão de versionamento e a sensação de que as coisas estão indo rápido de mais.

Como utilizo Laravel há algum tempo, estou acostumado com o ciclo de versões, e gostaria de explicar aqui o que mudou, e por que você não deveria se preocupar.

Poxa… criou na versão 7, e agora?

Bom, primeiramente, vou deixar aqui a declaração oficial da mudança, na versão original e traduzida:

The Laravel framework (laravel/framework) package now follows the semantic versioning standard. This makes the framework consistent with the other first-party Laravel packages which already followed this versioning standard. The Laravel release cycle will remain unchanged.

O pacote do Laravel Framework (laravel/framework) agora segue o padrão de versionamento semântico. Isso torna a estrutura consistente com os outros pacotes do Laravel que já seguiam esse padrão de versionamento. O ciclo de lançamento do Laravel permanecerá inalterado.

Como destaquei em negrito, o ciclo de versionamento não foi alterado. Novas versões com potenciais breaking changes sempre foram lançadas à cada seis (06) meses e continuarão sendo lançadas nesse período. Na prática, nada mudou.

Ou seja, mudar do 5.5 para o 5.6, ou do 5.7 para o 5.8, é comparável há mudar do 5.8 para o 6, ou do 6 para o 7, e assim por diante.

A única coisa que mudou é a forma que o os números são apresentados. Antes, não mudava-se o número “major” (O primeiro número) da versão mesmo com “Breaking Changes”, como pode ver na imagem abaixo:

Ou seja, mesmo que tivessem mudanças de alto impacto, o Laravel continuava na versão 5, o que também não fazia muito sentido. Veja o tanto de mudanças de alto impacto que teve no Upgrade da 5.7 para 5.8:

Como visto no comunicado oficial, tomou-se a decisão de adotar o versionamento semântico para que haja consistência entre o Laravel e muitos dos pacotes utilizados. Além disso, o versionamento semântico demarca bem os ciclos de versão. Com o modelo anterior, você parecia estar sempre no Laravel 5, mesmo que houvessem mudanças de alto impacto.

Basicamente é isso… se tiver a sensação que as coisas estão indo rápido demais, lembre-se: elas estão indo na mesma velocidade de sempre, com lançamentos de novas versões à cada seis meses.

Espero ter ajudado à esclarecer o assunto. Abraço!

Gostou desse post? Considere seguir-me no Twitter para ficar por dentro: @Tiago_Ferat (estarei escrevendo constantemente agora, e também estarei lançando ferramentas para a comunidade regularmente)

--

--