Primeiros dias vendendo no CodeCanyon (Impressões e Dicas)

Tiago Rodrigues
5 min readDec 8, 2017

Faz dois dias que meu primeiro script foi aprovado para venda no CodeCanyon, uma das seções do Envato Marketing. Nesses dois dias aconteceram muitas coisas, e relatá-las, acredito, pode ajudar outros desenvolvedores que tenham interesse em vender seus códigos.

Imagem do LaraBooking, meu primeiro sistema na CodeCanyon

Início

Faz uns dois meses que decidi fazer algo e colocar no CodeCanyon. Eu tenho um sistema de montagem de artes e visualização em 3D, e quero transformá-lo em um plugin integrável à lojas virtuais. Mas antes de trabalhar no produto final, eu quis testar a venda de um produto “mais simples” para entender como a mecânica funciona.

Desenvolvendo

Resolvi fazer um sistema de agendamentos. A princípio seria algo extremamente simples, apenas um calendário onde a pessoa poderia colocar agendamentos coloridos e bonitos. Mas com o tempo, durante o desenvolvimento, fui percebendo que o que eu estava fazendo não iria vender. Era muito simples e estava muito aquém de scripts já existentes.

Foi aí minha primeira sacada sobre vender algo por lá. Precisa ter um “que à mais”. Então o sistema foi tomando forma e acabei com um software completo de agendamentos, com site para o cliente agendar serviços, cadastro de serviços, cálculo de horários disponíveis (com certeza a parte mais complicada), etc.

Ainda seria um teste, mas com um produto real, bem feito.

Aprendizado

Já que meu código estaria exposto à milhares de pessoas, tinha que ser mais que bem feito (sempre tem que ser não?).

Muita coisa que eu estava adiando para aprender me forcei à aprender nesses dois meses. Perdi à conta de quantas vezes refatorei o código, mudei nome de funções, de componentes, aprendi alguns design patterns, etc.

Sei que tem muito para aprender ainda, mas depois desse projeto dei um bom salto com a linguagem e o framework que utilizo. Me orgulho de ser o código mais limpo que já escrevi :D

Basicamente, o que era para ser apenas um script simples de teste virou um bom sistema no meu portfólio, e me ajudou à melhorar bastante como desenvolvedor.

Não posso deixar, também de dar os créditos do Logotipo e escolha da cor principal à minha esposa.

Loading…

Após “terminar” o sistema e realizar os últimos testes, resolvi enviá-lo para o CodeCanyon. Segui todos os passos à risca, pesquisei bastante antes de enviar o sistema:

  • Escrever uma boa documentação
  • Criar imagens chamativas e descritivas
  • Colocar o sistema em um servidor para visualização
  • Fazer muitos testes, pois haviam zilhões de chances de alguém quebrar o sistema de preview

Após o envio, foram sete longos dias de espera. Eu já estava achando que esqueceram do sistema quando recebi um e-mail, era tarde da noite: “Seu sistema foi aprovado para venda no CodeCanyon”.

Coração quase parou — Vou ganhar muita grana lá!!! Só que não.

Primeiras Vendas e Problemas

No outro dia logo cedo, muuito cedo mesmo, o e-mail começou a disparar com alguns comentários. Zonzo de sono, levantei e vi que tinham duas vendas, uma delas já com pedido de reembolso.

Vários comentários elogiando, mas o último comentário falava que o sistema estava fora do ar no preview. Por conta deste mesmo problema, um dos compradores exigiu o reembolso.

Reembolsei o comprador e desesperado tentei encontrar o que estava errado. Era um bug com o sistema, esqueci de validar uma única entrada nas configurações e isso deu problemas em uma classe utilizada para calcular os horários disponíveis. Corrigi rapidamente e subi o sistema novamente.

Infelizmente, eu falhei em testar essa parte e talvez pedir para outras pessoas testarem antes de enviar. Por conta disso perdi uma venda no primeiro dia.

Além disso, no modo preview, eu esqueci de bloquear a alteração e edição de alguns cadastros, como clientes e provedores de serviço (Fiz apenas no cadastro de usuários, mas esqueci que clientes também possuem usuário de acesso). Logo no primeiro dia já tinham trocado os dados de acesso de cliente e ninguém mais conseguia testar. Precisei corrigir urgente e redefinir os dados no server (ainda bem que deixei um comando para isso rs).

Dicas

Aprendi algumas coisas legais que acredito podem ajudar quem quiser vender algo por lá:

  • Faça uma imagem descritiva com fontes grandes. O CodeCanyon aceita uma imagem de 590x300px, que é uma resolução baixa. Se você criar uma imagem com fontes pequenas, ela fica ilegível por conta da baixa resolução. Eu cometi este erro e precisei corrigir depois. NOTA: Essa é a imagem mais importante para a venda do produto, é ela que o possível cliente vai ver assim que passar o mouse pelo ícone.
  • Faça uma boa documentação, isso conta bastante pontos com o pessoal que aprova o projeto. Apesar de não ser muito bom em inglês (estou na luta), instalei o Grammarly, uma ótima extensão que vai corrigindo sua gramática enquanto escreve. Além de ajudar a escrever a documentação, aprendi bastante sobre vários erros que cometo na escrita em inglês.
  • Super importante: preencha o formulário nas configurações da sua conta com os dados de impostos e taxas corretamente. No começo fui taxado com um valor tão alto que a venda quase não teve retorno, isso acontece pois eles não sabem se devem te considerar estrangeiro ou não, e por isso colocam uma taxa genérica. Após a configuração, minha taxa de impostos caiu bastante. Pelo que entendi, ele automaticamente debita os impostos de ambos os países na venda (USA e Brasil), por meio de um acordo entre os mesmos.
  • Teste bastante. Muito mesmo. Ainda assim, pode escapar alguma coisa como aconteceu comigo, mas as chances são muito menores. Vou anotar isso muito bem para o próximo projeto.
  • No seu preview, bloqueie alteração e exclusão de todos os dados que não quer ficar redefinindo. Por exemplo, eu esqueci de evitar que o pessoal que estava testando editasse ou deletasse os clientes. Não demorou para alterarem os dados que deixei disponíveis para teste.
  • Você até pode colocar uns Lorem Ipsum no seu preview, mas tente colocar algumas referências reais para facilitar ao pessoal que está testando. Isso permite entender o fluxo da aplicação de uma maneira mais simples e rápida.
  • Planeje. Eu demorei mais que o esperado para desenvolver este sistema pois queria fazer uma coisa muito simples e no final tive que praticamente recomeçar e planejar.

E agora?

Tela de agendamento do cliente

Agora estou preocupado em aprender como vender mais no CodeCanyon. Como um teste, acredito que o LaraBooking se saiu bem! Em dois dias, três vendas (perdi uma delas como explicado acima) foi bastante interessante para mim. Para ser sincero, eu nem esperava que aprovassem o sistema.

Além disso, recebi e-mails de pessoas interessadas em prestação de serviços de desenvolvimento. Achei bem bacana!

Espero ter tirado um pouco da curiosidade e ajudado quem gostaria de vender seus códigos. Vou seguir tentando aprender para o próximo passo. Valeu!!

Minha conta no CodeCanyon: KingOfCode

--

--